Fui à cidade de Coruripe no reveillon 2013/2014 e aqui vou contar a minha experiência neste lugar fantástico. Localizado a 84km de Maceio (AL), Pontal de Coruripe é um paraíso que faz parte de Alagoas. Além de tranquilo, é um local maravilhoso para se passear e descansar. Saímos de Maceió por volta de 13:30, pegamos a AL 101 Sul, passamos por Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Roteiro, Jequiá da Praia. Um trecho da estrada estava muito ruim de trafegar por causa dos buracos na pista. Tivemos um pequeno atraso de 15 minutos após Jequiá por causa das obras de Recapeamento da pista, ainda na AL 101 Sul. Ainda pegamos o caminho errado, o que nos tomou cerca de 10 minutos. Durante o percurso, tem uma entrada à esquerda, entre os canaviais, que indica o sentido para ir a Penedo, e direto não havia placas.
Chegamos em Pontal de Coruripe às 15:30, mais ou menos. Na entrada da cidade, há uma inscrição que diz que esse foi o primeiro lugar que Cabral avistou terra pela primeira vez. Fomos muito bem recebidos na pousada em que ficamos, que eu indico se for conhecer o Pontal de Coruripe: (http://www.pousadaparadiseal.com.br/site2012/index.php). Assim que chegamos, colocamos as coisas no chalé e fomos conhecer a praia. Forte e brava, mas ao mesmo tempo linda e encantadora, com seus recifes compostos por cracas, belos moluscos que decoram esse lugar encantador. Dentre outros seres, o que mais me chamou a atenção foram os belos pepinos-do-mar, os quais eu nunca tinha visto em grandes quantidades. Fantástico e deslumbrante.
Também encontramos uma tartaruga morta na beira da praia. Pelo estado em que se encontrava, estava há dias ali, morta, cheia de moscas ao seu redor. Outro ser que me chamou a atenção foi as anêmonas, pequenas, sem muito colorido, mas tão belas quanto as outras. E em grande quantidade. Muitas algas dos três grupos: clorofíceas, feofíceas e rodofíceas. Peixes de todas as cores e belezas, presos em pequenas poças formadas pelo movimento das marés e pela dinâmica o mar. Além disso, caranguejos coloridos me chamaram atenção. Isso tudo aconteceu em um dia, em pouco tempo em que andei pelos corais ate o farol.
À noite o cenário se transforma: o céu azul dá lugar ao show de
constelações do hemisfério sul dos mais belos vistos no mundo. O som das
ondas do mar é de arrepiar. Lugar ideal para descansar. No outro
dia, fomos aproveitar as delícias da praia de Pontal de Coruripe.
Próximo ao farol, o mar é mais calmo, permitindo um agradável banho de
mar nesse paraíso. Depois fomos almoçar no restaurante do Baiano, um
local cheio de gente, com ótimo atendimento e a comida é sensacional e
barata, para duas pessoas.
anêmona
Gostamos muito desse lugar, tanto que voltamos no outro dia. No primeiro dia comemos carne de sol com fritas (R$ 28), que estava divino! e no retorno, claro, comemos camarão ao molho de tomate (R$ 44). Ah, camarão médio, viu! porque lá há uma diferença (de preço)entre o camarão grande e o médio.Á noite fomos passear na cidade: nada pra ver. Esse lugar é tão tranquilo que nem movimento se há na rua. Fomos ao farol de noite, mas logo voltamos. Estávamos procurando um circo que tinha acabado de chegar na cidade. No dia seguinte, fomos no outro pontal: Pontal do Peba, praia tranquila e linda que fica no município de Piaçabuçu, a 45km do Pontal de Coruripe. Nos não ficamos muito tempo lá porque havia um trânsito intenso de carros, motos, cavalos e ônibus pela beira da praia, e ficamos com medo. No nosso último dia foi o reveilon. Ficamos na pousada e andamos pela belíssima praia.